Uma nova pesquisa do Canva revela que os professores não estão entusiasmados com a IA – na verdade, eles esperam que a tecnologia possa lhes oferecer algum alívio. Existem muitas pessoas com um medo legítimo de que a IA domine o mundo. Mas você sabe quem parece não estar tão preocupado com isso? Professores. Isso não acontece porque os professores não se importam se seus alunos usam a IA para escrever todas as redações ou completar os trabalhos de matemática — eles se importam. Mas eles também estão seriamente esgotados e recorrendo à IA para lhes dar alguma assistência.
De acordo com uma nova pesquisa do Canva (lembra do Canva?) com 1.000 professores do jardim de infância até ensino médio nos EUA, os educadores estão enfrentando dificuldades. Isso não é uma grande surpresa. E a julgar pelos números, os professores precisam de mais do que maçãs para se sentirem valorizados. A maioria dos professores (83%) sofre de esgotamento pelo menos em alguns dias. E mais de um terço (35%) sente isso em todos ou na maioria dos dias.
Mas embora tenhamos ouvido preocupações dos professores sobre a utilização da IA pelos seus alunos, a pesquisa também mostra que os professores estão mais optimistas em relação à IA do que se pensava anteriormente – pelo menos no que diz respeito à sua capacidade de aliviar a carga de trabalho.
Existem muitos culpados pelo estresse dos professores. Para começar, cerca de metade (46%) dos professores relatam que as responsabilidades de gestão da sala de aula e dos alunos (que são mais abrangentes do que antes) são as culpadas. Quase o mesmo número (42%) afirma que a falta de apoio administrativo está causando esgotamento. Outros 38% dizem que a baixa remuneração leva ao esgotamento e 37% descrevem a necessidade de trabalhar fora do horário escolar como desgastante.
No entanto, existe uma correlação muito grande entre o uso da IA e a satisfação no trabalho no ensino. Cerca de 42% dos professores do ensino fundamental e médio usaram IA em suas salas de aula durante o último ano letivo, e 92% dos usuários de IA disseram que ela foi útil para a eficiência do trabalho e ajudou a diminuir o esgotamento, além de promover a criatividade e a comunicação visual. Dos professores que afirmaram estar satisfeitos com o seu trabalho, 46% utilizaram IA, em comparação com 26% que se dizem insatisfeitos.
“Muitas vezes ouvimos das nossas comunidades de professores sobre a necessidade de conseguir mais com menos”, disse Carly Daff, chefe de equipes e educação do Canva. “O estresse docente é complexo e não pode ser resolvido com nenhuma ferramenta. Ainda assim, é encorajador ver que os professores beneficiam da IA para aliviar as suas cargas de trabalho, poupar tempo e desbloquear a sua criatividade.”
Embora muitos professores ainda não tenham começado a utilizar a IA na sala de aula, mesmo esses professores estão mais esperançosos do que preocupados com o seu impacto: 56% dos que ainda não experimentaram a IA acreditam que pode reduzir o esgotamento. Em particular, 63% dos professores da Geração Z e da geração Y e 75% dos professores com menos de cinco anos de experiência acreditam que isso é uma coisa boa. Certamente, parece que a maré está mudando quando se trata de professores que adotam a tecnologia, com 68% acreditando que é provável que experimentem a IA para currículo e planejamento.
Com a maioria dos professores (impressionantes 57%) dizendo que consideraram mudar de escola ou abandonar completamente a educação, quase nenhum educador está imune a sentir-se esgotado. Mas embora existam muitos motivos para se preocupar com a forma como os alunos podem usar a IA para fazer as tarefas, parece que os professores estão olhando para a tecnologia através de lentes menos céticas do que nunca. E você, o que acha disso?
Texto escrito a partir do original https://www.fastcompany.com/91119053/teachers-burnout-ai-in-education-canva
Prof. Flávio Martins - Mestre em Educação e Docência/Educação Tecnológica e Sociedade | Especialista em Ensino mediado por computador | Gestor de Projetos Educacionais | Analista Educacional | Designer Educacional | Educador | Pesquisador