Irlanda: o Berço do Halloween

Imagem gerada por DALL-E.

Doces ou travessuras! Você pode pensar que o Halloween foi inventado por fábricas de doces e lojas de fantasias, mas, na verdade, ele se originou do festival celta pagão da colheita, Samhain (pronuncia-se “sou-en”), da Irlanda. O Samhain é tradicionalmente celebrado de 31 de outubro a 1º de novembro, a noite em que muitos irlandeses acreditavam que o portal entre o nosso mundo e o outro mundo se abria antes do início do inverno. Durante o Samhain, fadas, espíritos, fantasmas e banshees podiam atravessar esse portal e causar travessuras. Espíritos bondosos também podiam voltar para visitar suas famílias e entes queridos.

Mas como o Samhain se transformou no Halloween que celebramos hoje? Tradicionalmente, o Samhain era comemorado com fogueiras, entalhes em nabos para afastar os espíritos malignos e fantasias para evitar serem reconhecidos e levados para o outro mundo. As primeiras fantasias incluíam trocar de roupa com outra pessoa, vestir as roupas do avesso ou fazer máscaras com lençóis. Para manter os espíritos satisfeitos e à distância, as pessoas deixavam ofertas de comida e bebida, semelhante aos doces que agora damos às crianças no “doces ou travessuras”. Acredita-se que os imigrantes irlandeses nos EUA, especialmente durante a grande fome, trouxeram essas tradições com eles, e, com o tempo, a celebração evoluiu para o que conhecemos hoje.

O Samhain tem entre 2.000 e 2.500 anos, e o nome “Halloween” surgiu mais próximo do século VIII, quando o Papa Gregório III designou o dia 1º de novembro como o Dia de Todos os Santos e a noite anterior como “véspera de todos os santos” (All Hallows’ Eve), que eventualmente se tornou Halloween.

Outros símbolos clássicos do Halloween, como as cores preto e laranja, também têm origem no Samhain. O preto representava a morte do verão, enquanto o laranja representava a época da colheita. Morcegos provavelmente estavam presentes nas fogueiras do Samhain, atraídos pelos insetos que se aproximavam da luz. Mas há um clássico do Halloween que não se originou na Irlanda: o polêmico “candy corn”. Você pode agradecer a um fabricante da Wunderle Candy Company, da Filadélfia, por essa invenção! Ou não. Não vou dizer o que fazer.

Fontes:

https://www.britannica.com/topic/Halloween

https://www.wildernessireland.com/blog/origins-of-halloween-ireland-samhain/

https://blogs.loc.gov/headlinesandheroes/2021/10/the-origins-of-halloween-traditions/

Deixe uma resposta