Por Flávio Martins
Thays é uma professora bastante engajada em causas importantes. Ela trabalha com aulas online e frequentemente precisa de conteúdo digital para criar seus materiais e atividades. Recentemente, ao pesquisar material para suas aulas, Thays teve muita dificuldade em encontrar imagens de pessoas negras, e principalmente de pessoas negras em situações de destaque. A maioria das imagens encontradas online eram de atletas negros, homens ou de pessoas brancas em posições de destaque. Thays se sentiu frustrada. E ela não está na foto acima, mas poderia!
Usar imagens de pessoas de raças diversas nas atividades pedagógicas pode contribuir para a construção de uma educação mais diversa e inclusiva, e ajudar os estudantes a desenvolver um letramento crítico e racial e Thays sabia que a representação de pessoas negras nas aulas era importante para a educação anti-racista e para a construção de uma sociedade melhor. Encontrar imagens de pessoas negras nos meios digitais ou tradicionais pode ser desafiador, devido à falta de representação adequada dessa população tanto nas mídias analógicas, quanto na internet. Isso pode levar a uma falta de materiais pedagógicos diversificados e inclusivos, o que pode afetar negativamente os estudantes negros, inclusive na compreensão e interesse pelas matérias.
Quantas Thayses e quantos de nós já passamos por esse dilema? Onde encontrar imagens de qualidade, pagas ou gratuitas e que sejam representativas de pessoas reais em situações diversas sem correr o risco do preconceito racial do algoritmo viciado?
Pensando nisso, fiz uma pesquisa e encontrei coisas muito boas para nós professores e professoras que amamos coisas gratuitas e de qualidade!
-
-
Nappy: O Nappy é um banco de imagens gratuito, só com pessoas negras. Criado pela Shade, uma agência de criativos (designers, fotógrafos etc) de Nova York, traz fotos de boa qualidade, boa produção – e mostram adultos e crianças em situações cotidianas como qualquer outro banco de imagens. As fotos estão sob a licença Creative Commons Zero (CC0), que permite o download das fotos, a modificação, compartilhamento e uso de maneira totalmente gratuito.
-
Pexels: Este site oferece uma grande variedade de imagens gratuitas, incluindo muitas de pessoas negras em diversas situações. Adicione na busca os termos PESSOAS PRETAS ou NEGRAS e dessa maneira encontrará uma variedade bem interessante.
-
-
Ygb.black O site ygb.black é o único no mundo feito inteiramente por mulheres negras, desde a produção até a programação. Apesar de ser recente, o objetivo dos criadores desse banco de imagens é ampliar a representação de modelos negros no mercado publicitário, que atualmente é predominantemente composto por mulheres brancas.
-
Black Lives Matter Imagery: Este site foi criado especificamente para fornecer imagens de pessoas negras que possam ser usadas em campanhas de conscientização e em outras iniciativas de justiça racial.
Se você ficou pensando em razões mais palpáveis da necessidade de usarmos imagens variadas inclusive de pessoas negras em nossas atividades, saiba que há várias razões pelas quais devemos usar imagens de pessoas de raças diversas para ilustrar suas atividades pedagógicas:
- Desafio aos estereótipos e preconceitos: Imagens de pessoas de raças diversas podem ajudar a desafiar os estereótipos e preconceitos que estudantes podem ter sobre pessoas de diferentes raças. Isso pode contribuir para a construção de uma educação anti-racista e inclusiva;
- Representação e diversidade: As imagens de pessoas de raças diversas podem ajudar a representar e valorizar a diversidade na sala de aula. Isso pode ajudar a construir uma educação mais inclusiva e aumentar a autoestima de estudantes de raças minoritárias;
- Letramento crítico e racial: A exposição a imagens de pessoas de raças diversas pode ajudar os estudantes a desenvolver um letramento crítico e racial. Isso inclui a capacidade de analisar e questionar as representações de raça nas mídias e nas atividades pedagógicas;
- Construção de identidade: Imagens de pessoas de raças diversas podem ajudar os estudantes a construir sua própria identidade e a se enxergarem como capazes e dignos de ocupar funções de destaque. Isso pode ajudar a desenvolver a autoestima e as expectativas de futuro dos estudantes;
- Conectando com a realidade: Utilizando imagens de pessoas de raças diversas, os professores podem conectar seus estudantes com a realidade da sociedade, e mostrar que existem pessoas negras em todas as profissões e contextos, e que elas são igualmente importantes e valiosas.
Flávio Martins é professor de língua inglesa desde 2000, licenciado em ensino de língua inglesa, especialista em ensino de línguas mediado por computador e mestre em educação tecnológica pela UFMG.