O certificado ideal para professores de língua inglesa

Muita gente se pergunta sobre a importância dos certificados e qual seria o mais adequado.  Inicialmente é necessário considerar que cada profissional tem um perfil e que os certificados funcionam como ferramenta de validação de conhecimentos. Essa validação pode ser da proficiência, da capacitação didática e do domínio de técnicas.

Com o estabelecimento do Marco Comum Europeu de Referências (CEFR), ficou muito mais interessante ter um certificado, pois sua validação internacional permite sua utilização em outros países, mas é preciso dizer que os certificados não são pílulas mágicas que vão resolver todos os problemas de professores (e alunos) da noite para o dia e, dependendo do perfil do profissional, um certificado pode até nem ser a melhor forma de qualificação.

Cada certificado tem um público-alvo e, assim, cada um tem suas próprias características. preciso são muitos os certificados e muitos os interesses, vale a pena passar um tempo analisando o que você pretende e o que cada um dos certificados traria em benefícios para sua carreira. Para estudantes universitários, por exemplo, os mais comuns são o Toefl (Test of English as a Foreign Language) e o Ielts  (International English Language Testing System)

Por causa do grande número de pessoas buscando intercâmbios em universidades europeias e asiáticas está cada vez mais comum encontrar nessas universidades disciplinas totalmente em inglês e exigindo a certificação em seus processos de intercâmbio. Nesses casos, Toefl  e Ielts são boas escolhas. Além disso, há os testes específicos para o meio empresarial: como o Bulats (Serviço de Teste de Linguagem Profissional) que verifica a proficiência do candidato especificamente para o meio corporativo.

A Cambridge English, parte da Universidade de Cambridge (Inglaterra), produz vários testes de proficiência – entre eles, o CPE (Cambridge English: Proficiency), que avalia inglês avançado para os ambientes acadêmico e profissional. O CPE seria o nirvana dos certificados de validação da qualidade linguística, mas há outros exames que também podem atender aos seus objetivos e que ajudam o estudante a entender os processos e ir se adaptando à evolução linguística que estudar para cada um pode proporcionar. Os principais exames realizados por brasileiros são:

 

Todos esses exames buscam aferir e validar a qualidade linguística da pessoa de acordo com o CEFR – Common European Framework of Reference. 

Já para um profissional de língua inglesa que trabalha com tradução e outro que dá aulas para crianças, é fácil entender que ambos têm caminhos e interesses diferentes no que se relaciona ao investimento em qualificação. O que não muda, porém, é a importância de uma qualificação que privilegie os aspectos linguísticos, pois todo profissional de língua inglesa precisa ter uma qualidade boa do uso e conhecimento da língua que leciona e ou utiliza em seu trabalho. Se você é um profissional de língua inglesa, os certificados de aferição da qualidade linguística não deveriam ser vistos apenas como certificados, mas como investimento feito em sua qualidade profissional e que pode trazer inúmeros benefícios e até mesmo ser o ponto diferencial entre você e os outros profissionais do mercado.

 

Cambridge oferece possibilidades muito interessantes para quem quer investir na carreira de profissional do ensino de língua inglesa. Estas qualificações são reconhecidas em todo mundo e abrem portas para quem investe:

CELTA: É ideal para recém-formados, para aqueles que desejam mudar de carreira ou para professores que desejam obter uma qualificação formal. O  CELTA é uma das qualificações mais renomadas da área. É a qualificação ideal para quem tem pouca ou nenhuma experiência prévia de ensino.

Baixe aqui informações sobre o CELTA

TKT: Esta qualificação é ideal para quem desejar testar seu conhecimento sobre ensinar inglês por meio de um certificado reconhecido globalmente. O curso é organizado em módulos e você poderá obter quantos módulos desejar e a qualquer momento. Você recebe um certificado de Cambridge English para cada módulo completado. Após obter o TKT, você poderá obter outras qualificações de Cambridge English, tais como CELTA e DELTA

 

DELTA: Esta qualificação oferece uma combinação avançada de teoria e habilidades práticas que impactará sua vida profissional ao longo de sua carreira. O DELTA é adequado para professores experientes que trabalham em qualquer contexto e é uma das qualificações avançadas de TEFL/TESOL mais renomadas e mais populares do mundo. O Delta pode ser realizado em qualquer estágio da carreira de um professor e é ideal para aqueles que desejam atualizar seus conhecimentos didáticos e melhorar sua prática de ensino.

Baixe aqui informações sobre o DELTA

Agora que você já se informou sobre os certificados e qualificações diversas, faça uma análise do seu plano de carreira e decida melhor sobre seu investimento.

Deixe uma resposta