O poder do compartilhamento

Imagem criada com o leonardo.ai

A ancestralidade nos ensina a compartilhar, mas nosso fantasma impostor nos diz o tempo todo que isso não é necessário e que não temos nada a contribuir. Desde que iniciei na docência percebi o quanto muitos colegas não praticavam esse ato e mantinham para si o que produziam, aprendiam e construíam e isso sempre me incomodou. Depois de experimentar muitas coisas na minha área, percebi que meus materiais, minhas aulas, meus planos sempre melhoravam quando eu compartilhava com colegas. Assim, desenvolvi uma técnica pra matar meu fantasma impostor e decidi compartilhar tudo, desde o início do planejamento.

Compartilho ideias, projetos inacabados que sei que outros poderão terminar, planos, sonhos e guardo pra mim apenas o que é muito pessoal. Adotei um lema: “sharing is caring” e ao longo desses 20 anos de profissão posso dizer com bastante tranquilidade: compartilhar é cuidar tanto do outro quanto de si. É lindo ver alguém desenvolver uma ideia sua e você poder perceber o tanto que o conhecimento de outra pessoa acrescenta à ideias que você jamais tiraria do papel.

Sharing is caring – that is my motto!

As ideias estão soltas por aí, no ar, esperando que possamos pegá-las e desenvolvê-las, mas nem sempre temos tempo, conhecimento ou mesmo interesse em fazer isso. Não somos capazes de fazer todas as conexões possíveis que uma ideia inicial pode demandar. Precisamos de outras ideias complementares, de pessoas que sejam capazes de pensar o que não pensamos e de momentos de compartilhamento. Não podemos nos dar o direito de deixar escapar uma boa ideia por razões pessoais egoístas!

É preciso entender que as pessoas morrem, mas as boas ideias ficam. Muitas vezes o nosso compartilhar é que vai salvar um projeto, uma ideia, um sonho. Recomendo firmemente que cada pessoa possa experimentar a sensação de compartilhar. É impagável essa forma de doação para o outro.

Prof. Flávio Martins - Mestre em Educação e Docência/Educação Tecnológica e Sociedade | Especialista em Ensino mediado por computador | Gestor de Projetos Educacionais | Analista Educacional | Designer Educacional | Educador | Pesquisador

Deixe uma resposta