As 7 principais tendências em tecnológicas educacionais em 2021

O ano de 2020 viu as instituições de ensino serem forçadas a adotar a tecnologia e mover rapidamente seus processos de ensino-aprendizagem on-line. Os educadores tiveram que evoluir e aprender novas habilidades – desde dominar ferramentas de vídeo até trabalhar em plataformas para ministrar aulas online. No entanto, não foi uma experiência de aprendizado fácil. Faculdades, escolas e universidades lutavam para realizar novas admissões, exames e avaliações online. Dito isso, com o crescimento sem precedentes na transformação digital, os processos online estão apenas se tornando simplificados. Instituições de ensino superior adotaram tecnologias baseadas em nuvem para Sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS), Sistemas de gerenciamento de exames e Educação baseada em resultados.

As tendências tecnológicas na educação têm desempenhado um papel crucial em ajudar os educadores a superar desafios, incluindo o envolvimento do aluno, a retenção do aluno e os requisitos de aprendizagem colaborativa.

Algumas tecnologias-chave que estão surgindo no campo da educação para 2021 são:

1. Sistema de gerenciamento de exames e avaliações online

O processo de avaliação é crucial para a avaliação do aluno e entrega de educação geral. As instituições de ensino automatizaram e simplificaram o processo de avaliação com a ajuda de um sistema de gerenciamento de avaliação online baseado em IA . Essa tecnologia ajuda a fornecer uma análise holística do desempenho do aluno em um exame específico, usando aprendizado de máquina e algoritmos baseados em inteligência artificial.

2. Soluções em Nuvem

As instituições de ensino superior estão adotando soluções em nuvem para fornecer acesso seguro e protegido a dados e aplicativos para todas as partes interessadas envolvidas em qualquer lugar e a qualquer hora.
3. Campus conectado omni-channel
A Internet das Coisas (IoT) permite que as instituições de ensino forneçam serviços centrados no aluno e, assim, aumentem seus níveis de envolvimento com os alunos.

 

4. Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial é amplamente utilizada para personalizar as experiências de aprendizagem. A IA na educação pode ser implementada de várias maneiras. Um desses usos é a segurança da avaliação. A IA pode ajudar a identificar trapaças durante os teste on-line com a ajuda de supervisores automáticos e chatbots acionados por IA. Além disso, a IA pode capacitar instituições de ensino a realizar avaliações sem qualquer intervenção humana física.

5. Análise de alunos baseada em tecnologia e dados

A análise de dados usando aprendizado de máquina é usada para analisar o desempenho dos alunos. A tecnologia pode salvar os dados dos alunos e usá-los para fornecer feedback preciso aos alunos com base em seu desempenho. A análise baseada em dados e tecnologia ajuda a eliminar o preconceito durante a avaliação do aluno e o processo de avaliação.
Os dados também podem ser usados ​​para prever o desempenho futuro dos alunos. Isso ajuda as instituições de ensino superior a melhor preparar seus alunos.

6. Instituições Automatizadas

A automação terá um papel importante em tornar as instituições de ensino mais eficazes, flexíveis e interativas. Ferramentas inteligentes como tecnologia de reconhecimento facial para atendimento, análise de dados para tomar decisões de treinamento e automação de tarefas administrativas provavelmente serão adotadas por muitas escolas, faculdades e universidades.

7. Aprendizagem Adaptativa

A aprendizagem adaptável ajuda a fornecer uma aprendizagem personalizada que garante que o conteúdo certo seja apresentado no momento certo. Com a aprendizagem adaptativa, os professores têm autonomia para fornecer uma abordagem significativa à educação por meio de um conteúdo envolvente e experiências de aprendizagem personalizadas.

Author: Arnav Kakkad  , disponível em inglês em https://www.technologyhq.org/top-7-trends-in-educational-technologies-in-2021/

Deixe uma resposta