Há alguns anos saí de um trabalho em que fiquei por longos 12 anos. Era um trabalho que pagava bem, mas que me consumia muita energia pois demandava criatividade e dedicação por muitas horas seguidas, além de toneladas de paciência. Cansei – saí ou fui saído desse trabalho e, logo que me vi livre resolvi analisar o mercado para depois de uns meses procurar outro trabalho. Eu tinha formação de qualidade, certificação internacional e um bom currículo, mas percebi uma certa dificuldade em conseguir um novo emprego. Foi aí me dei conta que faltava uma coisa muito importante: descobrir quem eram as pessoas que dominavam a área em que eu gostaria de trabalhar e quem eram as pessoas que davam as cartas, que contratavam, que indicavam, que eram boas referências para mim.
Não foi difícil organizar uma lista de pessoas importantes com forte vinculação à minha área de trabalho. O difícil naquele momento foi determinar quem eram as pessoas que decidiam por contratação nas escolas. Nessa situação a pergunta principal era: qual era minha PLN? Aliás, você sabe o que é PLN? Não, programação neurolinguística é PNL – o nosso assunto aqui é PLN – Private Learning Network – ou seja, sua rede privada de contatos de trabalho ou relacionada aos canais onde você aprende mais sobre seu trabalho. Sem uma boa PLN, não basta ter um bom currículo para conseguir um bom emprego.
Ciente dessa questão, após um tempo, moldei meu próprio modo de trabalho e passei a procurar pessoas com o seguinte perfil: influenciadores. Mas quem eram os influenciadores no meio do mundo de ELT (English Language Teaching)? Eu precisava saber disso para que pudesse alçar novos voos. Minha intenção era trabalhar com formação de professores, pois já vinha buscando esse tipo de trabalho há tempos e já tinha bastante experiência.
Bom, ao analisar o que eu queria para minha carreira e pensar nesses perfis de profissionais que nos influenciam e nos direcionam entendi que eu precisava moldar minha PLN. Minha rede precisava ser incrementada com pessoas de alto gabarito e de prestígio com ELT. Mas onde estavam essas pessoas? Você já pensou nisso? Se perder o emprego hoje, quem vai procurar para oferecer uma boa orientação profissional? Quem vai te ouvir e te ajudar a redirecionar seus passos, caso necessário? Ou quando você sai de um emprego, apenas muda para outro sem passar por um período de análise do que quer para si?
Para criar minha PLN reorganizei minha lista de contatos considerando cinco perguntas:
- quem eram as referências teóricas em minha área?
- quem eram as pessoas que decidem nas escolas?
- quem eram as pessoas que me inspiram na minha profissão?
- quem eram os profissionais de quem eu mais poderia aprender?
- quem eram as pessoas que eu já conhecia e precisava me aproximar?
Essas perguntas me ajudaram a definir o que fazer, pois precisei descobrir como encontrar essas pessoas e, nesse caso, a internet foi fundamental. Passei a me inscrever em todos os eventos de ELT na minha região. Isso foi fundamental para que eu pudesse entender o cenário e me aproximar de autores, editores, representantes, professores e até mesmo vendedores de livros de ELT. Nesses eventos pude também me aproximar dos grandes temas em discussão na minha área. Isso foi importante porque no antigo trabalho eu tinha um modo de trabalho muito focado num público muito específico e sem tempo nem possibilidades de conhecer outras áreas e metodologias. Passei também a seguir pessoas e eventos importantes nas redes sociais, principalmente Instagram e Twitter.
Participei de dezenas de eventos de lançamento de material, palestras de editoras, cursos oferecidos por prefeituras, mini cursos em faculdades, café com autores, lançamento de cursos, inauguração de escolas e livrarias. Em todos os eventos, conversei com as pessoas, falei do meu trabalho e por incrível que pareça, muitos de quem eu me aproximava já me conheciam ou conheciam meu trabalho. Antes de ir aos eventos, criei um site onde coloquei meu currículo e meu portfólio de trabalho. Em cada evento entregava meu cartão, me apresentando já com minha nova profissão: educador tecnológico! Isso foi fundamental para exercer uma atividade que eu não sabia como fazer e que é fundamental nos dias de hoje: marketing pessoal e profissional. Nesses eventos aprendi muito, conheci muita gente e alimentei minha PLN com muita gente boa de serviço e que poderiam trazer ou ajudar a trazer algum benefício para minha carreira. Passei a ser convidado para outros eventos, inclusive eventos privados apenas para convidados. Passei a receber materiais diversos para fazer análise técnica e até recebi algumas boas propostas de trabalho.
Basicamente minha PLN têm hoje pesquisadores referência na área de ELT, tecnologia e educação, autores de material didático, representantes de editoras e empresas multinacionais, professores de destaque nacional e internacional, diretores, donos e coordenadores de escolas e empresas da área educacional e influenciadores digitais. Ter sido capaz de organizar essa lista de pessoas com um perfil profissional vinculado à minha área de trabalho foi muito bom para que eu fosse capaz de dar um segundo passo: pensar em organizar meus próprios eventos.
Com um emprego já garantido e muita vontade de trabalhar em outros projetos, pude, com a ajuda da minha PLN ampliar minha atuação e me tornar mais conhecido na área de ELT, dentro e fora de Minas Gerais. Após cerca de 3 anos do início de minha nova caminhada já sentia que minha PLN me trouxe tantos benefícios que eu precisava falar disso para que outras pessoas pudessem se beneficiar desse recurso.
Após apenas 3 anos da mudança mais drástica na minha carreira eu já estava bem, estabilizado profissional e financeiramente e passei a me dedicar a conhecer mais pessoas, conversar sobre minhas dúvidas e meus planos e passei a buscar ampliar minhas conexões profissionais e pessoais. A médio e longo prazo minha PLN me trouxe emprego, reconhecimento profissional, amizades e ainda mais oportunidades e experiências. E você, o que está esperando para elaborar sua PLN?
Muito interessante! Outro approach para definir o networking! Parabéns e sempre grata por seu empenho em compartilhar!